O Ato de Ler

"(...) gostaria de voltar, pela significação que tem para compreensão critica do ato de ler e, consequentemente, para proposta de alfabetização... Refiro me a que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta  implica a continuidade da leitura ."   Freire,Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. Ed.Cortez, São Paulo, 51° Edição 2011

No livro de Paulo Freire, A Importância do Ato de Ler em três artigos que se completam, ele nos mostra a importância da leitura, e de que através das palavras flui um mundo de varias formas,o processo de alfabetização é como uma dinâmica onde se pode aprender de varias formas, brincando, cantando. O professor deve ensinar o aluno através das experiencias dele e não apenas do educador, desta forma o aluno tem uma certa facilidade em aprender através de suas vivencias e realidades.
Considerar a importância da leitura na vida do ser humano faz com que cada vezmais as instituições de ensino voltem o olhar para as maneiras de buscar a motivação,adequação, incentivos e interesse do aluno por essa prática, do professor pela seu preparo e pela escola através da sua adequação.

Considerar a importância na leitura na vida do ser humano, faz com que cada vez mais instituições de ensino voltem o olhar para buscar motivação, adequação e incentivos e interesse dos alunos por esta pratica.O ensino da leitura e, particularmente, a importância da literatura na formação pessoal e intelectual do ser humano ainda nas séries iniciais, encontram pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada das escolas brasileiras,  .


Constituir acervo diversificado de literatura infantil e de material didático-pedagógico para alunos e professores, bem como produzir guias de leitura que auxiliem na seleção de obras literárias adequadas para o trabalho nas séries iniciais; expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plásticas, música, cinema, etc.). Proporcionar acesso de alunos das séries iniciais a novas tecnologias, como o computador, por exemplo, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem.Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor nas séries iniciais; Estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura; Formar o professor das séries iniciais como contador de histórias e criar conjuntamente metodologias que proporcionem a formação do gosto; Acompanhar e orientar o trabalho desenvolvido por professores em sala de aula; Disseminar e multiplicar as metodologias para formação do leitor; Habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento).Leitura é também construção de sentidos, Os PCNs em um trecho dizem que: "A Leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significados do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o leitor, de tudo o que se sabe sobre a língua  características do gênero, do portador, do sistema de escrita: decodificando-a letra por letra, palavra por palavra.Leitura tem uma função critica e social muito importante, pois dá ao homem direito à opção, a um posicionamento próprio da realidade.Podemos considerar que há finalidade de leitura que fazem parte das perspectivas gerais do individuo.

  • Ampliar a visão do mundo

  • Inserir o individuo na cultura letrada

  • Possibilitar a vivência de emoções

  • Permitir a compreensão do processo comunicativo da linguagem

  • Favorecer o processo de humanização e interagir nas relações sociais de seu tempo.


http://www.youtube.com/watch?v=Cl0XZdyJL6Q




http://www.youtube.com/watch?v=vr4U6evrchA

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