Documentário Bairro da Liberdade

Resumo



A cidade de São Paulo possui o maior numero de pessoas  que se declaram de origem asiática (amarelo) do Brasil. Cerca de 460 mil pessoas são de origem oriental dos quais 326 mil são japoneses. A comunidade japonesa da cidade é a maior fora do japão. Imigrantes vindos do Japão começaram a chegar em 1908 e imigraram m grande numero ate a década 1950. A maior concentração de orientais da cidade esta no bairro da liberdade. Este distrito da cidade de São Paulo possui inúmeros restaurantes japoneses, lojas com produtos típicos do japão, e nele vem se letreiros escritos em japonês e ouve se muio o idioma. A colonia coreana da cidade também é notável. São mais de 60 mil pessoas de origem sul coreana, particularmente concentrados no Bom Retiro, Aclimação e Liberdade. No bairro da Aclimação é possível encontrar diversos restaurantes coreanos além de locadoras de vídeo e mercearias coreanas. Os chineses são bastante numerosos nos distritos da zona central da cidade, como Brás e a Liberdade. Se tornando um reduto da colonia japonesa em são Paulo. Estes imigrantes trouxeram para a cidade uma cultura muito rica, diversificada e até mesmo curiosa para os nossos padrões ocidentais, com suas crenças ricas em rituais, vestimenta, artes marciais e uma culinária saudável que caiu no gosto do povo brasileiro 


Objetivo


Este projeto é o resultado de uma pesquisa no bairro da liberdade, e como consequência a imigração japonesa. com o propósito de transformar aulas tradicionais em aulas dinâmicas e prazerosas este projeto foi elaborado para atrair o interesse e motivar o aluno para os saberes escolares, através de cenas fílmicas utilizando a TV multimídia como recurso alternativo  o objetivo desde projeto é estimular a capacidade comunicativa e discursiva a fim de ensinar sobre as curiosidades da cidade de são paulo e seu desenvolvimento com a imigração  e desenvolver o seno de cidadania ao aluno.

Passo a Passo da Elaboração do Documentário


Primeiro nos reunimos para escolha do tema,  escolhemos o bairro da liberdade por ser ponto turístico da cidade de São Paulo, após definição do projeto formamos a equipe e atribuímos às funções de cada componente estabelecendo datas e metas a serem cumpridas. Fomos ao bairro da liberdade   para observar e conhecer melhor o ambiente, agendamos e fizemos entrevistas com comerciantes e imigrante dekasegui, visitamos a feirinha da liberdade, conhecemos o templo budista, e uma grande variedade de atracões que o bairro como ponto turístico oferece e conhecemos dois lados da historia sobre a imigração japonesas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário